quinta-feira, 24 de março de 2011

Acessibilidade.

 

É apenas permitir que qualquer pessoa com algum tipo de limitação temporária ou permanente participe de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação.
Porém esse acesso não depende somente daqueles que oferecem esses produtos, serviços e informação, mas dependem de nós cidadãos também.
Pode sim ter uma rampa em frente a um supermercado, restaurante, hospital e por aí vai, mas não podemos estacionar nossos carros motos e até mesmo uma bicicleta em frente a ela, pois a pessoa com limitações necessita desse espaço.
Pode sim ter sinais sonoros junto aos sinais de trânsito, mas não podemos ultrapassar o sinal correndo como se o mundo fosse acabar naquele instante, o seu compromisso pode ser importante, mas a vida do outro é importante pra ele. E não é porque o cadeirante tem força ou o deficiente visual tem sua bengala que você não pode ajudá-lo a atravessar a rua.
Ta certo que você estar cansado ao voltar do trabalho e mesmo que você não esteja no assento designado para deficientes, idosos ou gestantes, ceda seu lugar no ônibus, você não estará apenas dando acesso a essas pessoas, mas estará também fazendo uso daquela famosa frase “gentileza gera gentileza”.
Faça sua parte não fique aí somente reclamando das coisas que seus governantes não fazem. Dê alegria e conforto a quem precisa e verás que o bem que faz aos outros voltará numa dose considerável a você, mesmo que seja só a sua satisfação de tê-lo ajudando.
Existem muitas formas de ajudar as pessoas a terem essa acessibilidade, qual mais você sugere?

Nenhum comentário:

Postar um comentário