terça-feira, 29 de março de 2011

Alongamento

   Feitos bem no início de um treino, ao esticar a musculatura, os alongamentos a deixam aquecida para o exercício. Mas é preciso fazer uma segunda série desses movimentos no final de tudo também. Os alongamentos finais é que não deixam os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo. Além disso você elimina o ácido láctico, o que evita dores musculares.
   Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.Todas as pessoas podem fazer independentes da idade e do condicionamento físico.
                                                                                     A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 15 a 30 segundos. Não segure a respiração, ela que da o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.

   O alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Acessibilidade.

 

É apenas permitir que qualquer pessoa com algum tipo de limitação temporária ou permanente participe de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação.
Porém esse acesso não depende somente daqueles que oferecem esses produtos, serviços e informação, mas dependem de nós cidadãos também.
Pode sim ter uma rampa em frente a um supermercado, restaurante, hospital e por aí vai, mas não podemos estacionar nossos carros motos e até mesmo uma bicicleta em frente a ela, pois a pessoa com limitações necessita desse espaço.
Pode sim ter sinais sonoros junto aos sinais de trânsito, mas não podemos ultrapassar o sinal correndo como se o mundo fosse acabar naquele instante, o seu compromisso pode ser importante, mas a vida do outro é importante pra ele. E não é porque o cadeirante tem força ou o deficiente visual tem sua bengala que você não pode ajudá-lo a atravessar a rua.
Ta certo que você estar cansado ao voltar do trabalho e mesmo que você não esteja no assento designado para deficientes, idosos ou gestantes, ceda seu lugar no ônibus, você não estará apenas dando acesso a essas pessoas, mas estará também fazendo uso daquela famosa frase “gentileza gera gentileza”.
Faça sua parte não fique aí somente reclamando das coisas que seus governantes não fazem. Dê alegria e conforto a quem precisa e verás que o bem que faz aos outros voltará numa dose considerável a você, mesmo que seja só a sua satisfação de tê-lo ajudando.
Existem muitas formas de ajudar as pessoas a terem essa acessibilidade, qual mais você sugere?

sexta-feira, 18 de março de 2011

Tulipas!!!

tulipsvm.jpg 
Segundo a lenda persa, a primeira tulipa nasceu a partir de gotas de sangue derramado por uma amante e era o símbolo do amor não correspondido. Poetas cantaram seus louvores e artistas a pintaram tantas vezes que ela foi considerada como o símbolo do Império Otomano. Há pessoas no mundo que ainda comem bolbos de tulipas de algumas variedades. Em algumas partes do Japão uma farinha é feita deles. Em tempos de fome dizem que os holandeses teriam comido tulipas quando nenhum outro alimento estava disponível. No início do século XVII, a França começou a tornar - se interessada em tulipas. Em 1610, moda francesa senhoras usavam corsages de tulipas. No século XVII tulipomania começou. A febre da tulipa se propagou na Europa, da França até os países baixos. Mas o anseio de tulipas não foi tanto um entusiasmo para a flor, se tornou um verdadeiro tipo de moeda. Pessoas abandonaram empregos, empresas, esposas, casas e amantes para tornar - se cultivadores de tulipas . A Mania tornou fanatismo. As tulipas influenciaram a moda e muitos tecidos foram decoradas com desenhos de tulipas. Então, em 1637, foi emitido um decreto declarando que a compra e venda de tulipas devia ser conduzido da mesma forma que qualquer outra empresa. A Especulação cessou e muitas pessoas foram arruinadas. Festivais anuais de tulipas foram mantidos. Tulipas ainda são populares hoje em dia e existem muitas variedades, algumas mais exóticas e muito apreciadas nos nossos jardins.                       Lendas e histórias a parte, essa é minha flôr favorita e a sua qual é?

Respirar faz bem.

  Nós, digo nós os adultos, com o tempo vamos perdendo a capacidade de respirar corretamente, devido ao estresse, medos, insegurança, tensão e emoções em geral por que passamos.
  Paremos então e vamos observar a respiração de um recém nascido:
  Quando o ar entra nos pulmões a barriga cresce, quando o ar sai a barriga murcha, em um ritmo só, de vai e vem, demonstrando que está sendo usado o diafragma, que é o músculo próprio para empurrar o ar para dentro ou para fora. E assim ter uma respiração adequada.
  Vamos tentar? Realizando esse exercício todos os dias por alguns minutos, com o passar do tempo estaremos respirando corretamente e naturalmente, com isso favorecendo todo o nosso corpo: rins, fígado, pulmão, sangue, intestinos, coração, pele, etc., melhorando: Prisão de ventre, Circulação sangüínea,  Memória, estimulando o aqui e agora que é a capacidade de viver no presente. Busque o seu presente e RESPIRE.
Respirar Corretamente

quinta-feira, 17 de março de 2011

Tão gostoso!!! Sempre se alimente bem. Combinado?!!!!!!

Ginástica Laboral

Um tema que vem ganhando grande importância, mas ainda é parcial e limitado, é a qualidade de vida no trabalho, que gerencia elementos que proporcionam um aumento da motivação, da satisfação e do desempenho dos trabalhadores. Mesmo os empregadores não enxergando o impacto de suas atividades sobre seus empregados, a falta destes elementos gera impactos importantes sobre seu empreendimento, resultando em diminuição da produtividade, aumento dos custos com assistência médica, aumento do índice de absenteísmo e rotatividade, indenizações trabalhistas, insatisfação, baixa motivação e lealdade à empresa.
A Ginástica Laboral (GL) são exercícios diários que visam normalizar capacidades e funções corporais para o desenvolvimento do trabalho, diminuindo a possibilidade de comprometimento da integridade do corpo. Ou seja, a GL realizada dentro da empresa num período de intervalo de mais ou menos 20 minutos, tem como atributos melhorar o ambiente de trabalho, as tensões diárias e o relacionamento social.
A fisioterapia é capaz de proporcionar uma melhora na qualidade de vida e de trabalho nos funcionários de sua instituição.  Com ela será possível minimizar as queixas dos trabalhadores, a fim de proporcionar uma vida profissional satisfatória e confortável aos mesmos, melhorando o desempenho profissional de cada um.
Tenha em mente que programas que objetivem a melhoria da qualidade de vida para sua equipe sempre trarão resultados positivos. Neste caso, isto poderá ser percebido bem antes do que você imagina.


Mangal das Garças. Um lugar lindo que visitei em Belém - PA

Viver Bem

   Já se sabe desde sempre que para nos mantermos saudáveis devemos cuidar bem do nosso corpo.
  Porém cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos e manter a mente sá não são la tarefas das mais fáceis. Isso não quer dizer que (bummmm) não vou fazer nada então.
  Calma, aos poucos porém sempre.
  Troque um alimento pouco saudável por um mais saudável, faça uma caminhada (vá para o trabalho a pé ou se for muito longe, estacione seu carro um pouco antes e termine o percusso a pé) ande de bicicleta, nem que seja aos finais de semana (sinta o ventinho leve bater em seu rosto) ou até malhe (na academia, na praça, no clube). Jogue conversa fora, dê risadas, vá a igreja (e porque não?) Só comece e você já se sentirá outra pessoa.